A Yamaha XT 600E saiu de linha em 2005, mas ainda continua firme e forte no segmento trail e por que não como motard!

Não coma poeira, faça poeira!
A XT 600E surgiu em 1993, originária da XT 600 Z Tenere, e a sua fabricação foi interrompida para dar lugar a atual XT 660R.
Assim, apesar de não ser mais fabricada, a XT 600E ainda se mostra boa alternativa para o segmento trail de porte médio. Os mais entusiastas podem brincar e transformá-la, sem pressa, numa "senhora" motard, como fez o amigo Henrique (moto da foto) que gastou até o momento cerca de R$ 2.500,00 em acessórios.

clique nas fotos para ampliar
A primeira modificação, e a mais substancial, para criar o estilo motard, foram as substituições das rodas originais de alumínio - 21" na dianteira e 17" na traseira -, por aros também de alumínio ambas nas medidas de 17", porém com talas de 3.25" na dianteira e 4.5" na traseira.
As rodas foram calçadas com pneus Pirelli Sport Demon 150/70-17 na traseira e 120/70-17 na dianteira.
O valor gasto com as rodas e pneus foi exatos R$ 2.130,00. É um dos itens mais caros para quem se propõe a aventurar-se no mundo motard.
O passo seguinte foram as substituições da ponteira original do escape por um V-Pro da Pro Tork (R$ 120,00 usado) que propiciou um ronco mais, digamos, adequado para o tamanho da moto (esqueci de gravar o ronco com esse escape, mas atualizarei o texto assim que conseguir um vídeo), além do para-lama dianteiro estilo supermoto.
A instalação do farol de Xenon (R$ 250,00) deu um "ar" mais moderno na moto, pelo menos perceptível à noite.

Talas de 4.5" na traseira e 3.25" na dianteira
Por ora, foram as modificações realizadas, mas, como diz o dono da moto: "Ainda não está do jeito que eu quero! Faltam os protetores de bengalas, manetes flexíveis, aeroquip...". É, pelo visto a brincadeira não tem limites, a não ser do dinheiro. Uma dica para quem pretende modificar alguma característica na moto é procurar serviço especializado ou mecânico de sua confiança para fazer a alteração. Não descuidem da segurança!
A propósito, o motor da XT 600E possui 45 cv a 6.500 rpm e torque de 5,1 kgf.m a 5.500 rpm o que possibilita atingir velocidade máxima próxima a 170 km/h com pouca vibração (se bem que a XT 660 vibra menos) e tem o consumo em torno de 18 a 22 km por litro de gasolina, dependendo da mão do piloto.
Com certeza ainda é uma boa alternativa para quem tem R$ 8.000,00 a R$17.000,00 (preço conforme ano e modelo) na conta do Banco e está disposto em adquirir uma moto para todo tipo de terreno - isto na configuração original. Uma rápida pesquisa nos classificados e você encontrará uma XTesona à venda para lhe proporcionar muita diversão.
Confiram mais algumas fotos da XT 600E abaixo:
Não coma poeira, faça poeira!
A XT 600E surgiu em 1993, originária da XT 600 Z Tenere, e a sua fabricação foi interrompida para dar lugar a atual XT 660R.
Assim, apesar de não ser mais fabricada, a XT 600E ainda se mostra boa alternativa para o segmento trail de porte médio. Os mais entusiastas podem brincar e transformá-la, sem pressa, numa "senhora" motard, como fez o amigo Henrique (moto da foto) que gastou até o momento cerca de R$ 2.500,00 em acessórios.
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A primeira modificação, e a mais substancial, para criar o estilo motard, foram as substituições das rodas originais de alumínio - 21" na dianteira e 17" na traseira -, por aros também de alumínio ambas nas medidas de 17", porém com talas de 3.25" na dianteira e 4.5" na traseira.
As rodas foram calçadas com pneus Pirelli Sport Demon 150/70-17 na traseira e 120/70-17 na dianteira.
O valor gasto com as rodas e pneus foi exatos R$ 2.130,00. É um dos itens mais caros para quem se propõe a aventurar-se no mundo motard.
O passo seguinte foram as substituições da ponteira original do escape por um V-Pro da Pro Tork (R$ 120,00 usado) que propiciou um ronco mais, digamos, adequado para o tamanho da moto (esqueci de gravar o ronco com esse escape, mas atualizarei o texto assim que conseguir um vídeo), além do para-lama dianteiro estilo supermoto.
A instalação do farol de Xenon (R$ 250,00) deu um "ar" mais moderno na moto, pelo menos perceptível à noite.
Talas de 4.5" na traseira e 3.25" na dianteira
Por ora, foram as modificações realizadas, mas, como diz o dono da moto: "Ainda não está do jeito que eu quero! Faltam os protetores de bengalas, manetes flexíveis, aeroquip...". É, pelo visto a brincadeira não tem limites, a não ser do dinheiro. Uma dica para quem pretende modificar alguma característica na moto é procurar serviço especializado ou mecânico de sua confiança para fazer a alteração. Não descuidem da segurança!
A propósito, o motor da XT 600E possui 45 cv a 6.500 rpm e torque de 5,1 kgf.m a 5.500 rpm o que possibilita atingir velocidade máxima próxima a 170 km/h com pouca vibração (se bem que a XT 660 vibra menos) e tem o consumo em torno de 18 a 22 km por litro de gasolina, dependendo da mão do piloto.
Com certeza ainda é uma boa alternativa para quem tem R$ 8.000,00 a R$17.000,00 (preço conforme ano e modelo) na conta do Banco e está disposto em adquirir uma moto para todo tipo de terreno - isto na configuração original. Uma rápida pesquisa nos classificados e você encontrará uma XTesona à venda para lhe proporcionar muita diversão.
Confiram mais algumas fotos da XT 600E abaixo:
Especificações técnicas da Yamaha XT 600E: | |
Motor: | 4 tempos, monocilíndrico, arrefecido a ar, 4 válvulas, SOHC |
Cilindrada: | 595 cm3 |
Taxa de compressão: | 8,5 : 1 |
Diâmetro x Curso do pistão: | 95 x 84 mm |
Potência máxima: | 45 cv a 6.500 rpm |
Torque máximo: | 5,1 kgf.m a 5.500 rpm |
Óleo (tipo): | SAE 20W50 Tipo SH |
Capacidade total de óleo: | 3,3 litros |
Troca de óleo sem trocar filtro: | 2,7 litros |
Troca de óleo com troca de filtro: | 2,8 litros |
Tanque de combustível: | 15 litros (2,0 litros de reserva) |
Carburador: | Y26PV, Teikei |
Ignição: | T.C.I. |
Vela de ignição: | DPR8EA-9 ou DPR9EA-9 |
Bateria: | 12V - 8Ah |
Lubrificação: | Cárter seco |
Sistema de Partida: | Elétrico |
Embreagem: | Multidisco em banho de óleo |
Câmbio: | 5 marchas |
Chassi tipo: | Diamond Frame (em tubo de aço) |
Ângulo de Caster: | 27,45o |
Trail: | 120 mm |
Suspensão dianteira: | Garfo Telescópico (mola helicoidal) com curso de 225 mm |
Suspensão Traseira: | Monocross (amortecedor a gás) com curso de 220 mm |
Freio dianteiro: | Disco com 282 mm de diâmetro e pinça de dois pistões |
Freio traseiro: | Disco com 223 mm de diâmetro com pinça de único pistão |
Pneu dianteiro: | 90/90-21 54T |
Pneu traseiro: | 120/90-17 64T |
Comp x Larg x Alt: | 2.295 x 825 x 1.205 mm |
Altura do assento: | 855 mm |
Distância entre eixos: | 1.440 mm |
Distância livre do solo: | 230 mm |
Peso seco: | 155 kg |
2 comentários
Estou adquirindo uma xt600, minha preocupação é que saiu de linha em 2005; se o fabricante cumpre a risca a determinação da lei
, a partir de 2015 cessaram a fabricação de peças; vou viver sendo atormentado pelo fantasma da escassez de peças!? É possível adaptar pneus sem cameras?
Eu tenho uma meiota 2004, não gostava de motos até conhecê-la... não tenho doque reclama...
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