27/08/2009

Yamaha Neo modelo 2010: agora com lentes de contato!

A Yamaha Neo modelo 2010 já está nas lojas. Confira o que mudou.
Neo 2010
"- Que bonito seus olhos azuis. - Obrigada, mas são lentes de contato!"


A principal alteração foi em relação a adequação aos níveis de emissão de poluentes Promot 3. A técnica adotada pela Yamaha para cumprir esse programa foi a adoção de novo catalisador no escapamento e novo sistema de indução de ar, mas sem a implementação da injeção eletrônica como se esperava, continua o ancião rejuvenescido carburador eletrônico com dois estágios (como na Yamaha YBR Factor).

A notícia boa é que mesmo com a inserção de novo catalisador a motorização continua com a mesma potência máxima de 8.4 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 0,78 kgf.m a 7.000 rpm, pois o que vem acontecendo com as atualizações das motos para o Promot 3 é de muitos modelos perderem parte da potência e torque em nome de ares mais limpos. Exemplo mais recente é a da Dafra Speed 150 que antes possuia potência máxima de 13,2 cv a 7.700 rpm e hoje conta com 11,1 cv a 8.500 rpm, bem como o torque que era de 1,31 kgf.m a 7.000 rpm e hoje é de 1,20 kgf.m a 7.800 rpm.

Confira abaixo o que mudou na Neo modelo 2010:

  1. novos grafismos;
  2. novo escapamento;
  3. novo protetor do escapamento (plástico reforçado - a parte preta);
  4. contrapeso do guidão;
  5. cabo de retorno do acelerador;
  6. refletor do farol com fundo azul;
  7. ausência do botão de liga e desliga do farol;
  8. painel com luz indicadora do funcionamento do carburador eletrônico;
  9. nova cor cinza chumbo na suspensão dianteira e no suporte de padaleiras e de mão;
  10. retrovisor com novo formato e alças cromadas;
Nova NeoYamaha Neo 2010
Yamaha Neo 2010Yamaha Neo 2010
Yamaha Neo 2010Yamaha Neo 2010
Yamaha Neo 2010Yamaha Neo 2010
Yamaha Neo 2010Yamaha Neo 2010

Outras características como capacidade do tanque de combustível, porta-bagagens, pneus, luzes, continuam a mesma da versão 2008.

Ao girar a chave no contato agora acende uma luz indicadora (com desenho de um motor) do funcionamento do carburador eletrônico, igual nas motos com injeção eletrônica.

Nota-se, também, que o ronco ficou mais silencioso se comparado com o modelo anterior. Veja o vídeo e ouça:



Com as lentes azuis deu impressão de ter melhorado o foco e a nitidez da iluminação do farol (não vi ligado a noite). Aliás, a ausência do botão do farol não ficou, digamos, bonito estéticamente, apesar de ajudar aos mais esquecidos a trafegar dentro da lei (o Código de Trânsito exige que motos trafeguem com farol aceso mesmo durante o dia, um recado para os potenciais e futuros pacientes com Alzheimer, hãnnn!).

O que mais gostei nas modificações e que é sentida de imediato foi a colocação dos contrapesos no guidão, porque na versão anterior quando se anda a baixa rotação os retrovisores tremem o que reduz a reflexão ou nitidez do espelho. Com os contrapesos a leve "tremida" foi amenizada.

A nova versão da Yamaha Neo CVT 2010 está cotada ao preço de R$6.500,00 (preço posto na concessionária) e estão disponíveis nas cores preta, prata e azul.
As especificações técnicas e demais informações como consumo, leia o teste 1.000km rodados de Yamaha NEO CVT.

Agradecimentos pelas fotos a equipe da Concessionária Mundyama de Itaí-SP (telefone: 14 3761-3449).


LEIA TAMBÉM

38 comentários

Rafael Moraes

Tenho uma Neo Cvt 2008, sempre achei muito interessantes e bem completas as reportagens do Imotocas, com muitas fotos e tudo bem detalhado, antes de comprar a minha moto, consultei a matéria "teste 1.000km rodados de Yamaha NEO CVT" e através dela tirei minhas ultimas dúvidas e comprei.

Parabéns equipe do Imotocas

Abs.

Rafael

Roger

Opa, e aí, como vai?!
Amigo, adquiri uma Neo PRETA recentemente e estive pensando em colocar as manoplas, as manetes de freio e os retrovisores na cor prata. E também em tirar os adesivos.
Você acha que ficaria legal?
Desde já agradeço.

Roger.

Diler

Rafael, obrigado!

Roger, se você já trocou e retirou os adesivos mande umas fotos para publicar, porque, sinceramente, não tenho opinião a respeito, já que gosto é gosto. Aliás, pensando bem, os retrovisores, manoplas e manetes de freios na cor prata vai combinar com o apoio do garupa e o restante do conjunto. Agora, retirar os adesivos não tenho opinião.

Abraços.

Unknown

Ao Imotocas,vcs estão de parabéns pelo site.Artigos bem completos.
Poderiam me ajudar num duvida? Eu quis colocar bagageiro na minha Neo 2007/2008,o pessoal da Yamaha me desaconselhou pois ele é fixado no chassis e esta fixação nao aguentaria mais de 3 kg(supera peso de bagageiro + bauleto pequeno).Qual a opiniao de vcs? Muito obrigada.Nina

Anônimo

Ola
Adorei a materia, estou pensando em comprar uma neo, vcs tem infomações sobre valores de financiameto...
Desde jah agradeço.
Angélica

Diler

smar (Nina), realmente a fábrica não aconselha a colocação de baú, por causa do chassis. Eu fico imaginando se isto for verdade, qual foi a conclusão da pesquisa que levou a Roncar (empresa do segmento de acessórios para moto) a desenvolver bagageiro para a Neo. Será que eles desenvolveram bagageiro para a Neo, mas com vedação para uso com bauletos? Eu gostaria de saber isso, e até enviei e-mail questionando, mas não recebi retorno por parte da Roncar.

Bom, como a própria fabricante não recomenda... melhor não colocar. Talvez só o bagageiro (sem o bauleto) para fixar pequenos e leves objetos quando houver garupa.

Desculpe pela demora na resposta, mas estava esperando alguma resposta da Roncar que, infelizmente, não fizeram questão de retornar.

E, obrigado por enriquecer o tema. Abraços!

Diler

Olá Angélica, não tenho valores sobre financiamento. De qualquer forma dê uma olhada no folder de consórcio da Yamaha neste endereço: http://www.imotocas.com/2010/01/consorcio-motos-yamaha-janeiro-2010.html

Dá pra ter uma noção de preços. Uma dica: não aceite financiamentos com juros acima de 2,0%. Quando muito 1,5%.

Unknown
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown

Oi Diler

obrigada p/ atençao e gentileza.Realmente,parece que so se pode colocar bagageiro,sem bauleto,mas ja ajuda, p/ transportar coisas leve(capaa de chuva bota) economizando espaço debaixo do banco p/ o mais pesado.
muito obrigada e um abraço.Nina

Unknown

Olá Diler,
Primeiro MUITO OBRIGADO! Com tantas dicas fiquei mais animado e estou muito interessado em comprar uma NEO! Estou olhando tudo sobre a Neo! Já li tudo sobre ela em vários sites e blogs! Já li os pontos positivos e os negativos! E cheguei a uma conclusão que os positivos são maiores!! E se for analisar bem! Sempre tem isso não é mesmo? É como comprar um carro a álcool ou gasolina! Tem o ponto positivo e negativo! É a mesma coisa que você escolher o carro da Volkswagen ou da Chevrolet ou da Fiat! Sempre vai ter um que vai ser contra! Não é mesmo? Pois então!! Como não tenho pratica nenhuma com moto, Vi que a Neo vai ser uma boa opção pra mim! Pois a mesma é Automático, CVT. Suzuki Burgman 125 tem pneus sem câmara, contudo são de aro 10 e por serem muito pequenos são horríveis em buracos e normalmente podem causar acidentes como quedas, por conta da instabilidade dos pneus que praticamente anulam o trabalho da suspensão, uma vez que recebem toda a pancada dos buracos. Pela minha altura 1,83 e quase 90 kg optei pela NEO pelos seus aros 16, pelo que soube, certamente não terei problemas de mesma natureza. Gostaria que você me respondesse alguma duvidas que não encontre em site nenhum:
Eu quis colocar bagageiro na minha Neo 2007/2008, o pessoal da Yamaha
1ª A NEO CVT TEM BUZINA? Não vi falar?
2ª Tem site que vende o bagageiro pra Neo, Bagageiro De Chapa Neo 115 - Yamaha A Roncar inova mais uma vez e traz ao mercado seu novo bagageiro, O design é atual e moderno, o que difere o produto dos demais modelos tubulares. A carga máxima é de 6 kg e é ideal para bauletos de 27 a 35 litros. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124185354-bagageiro-de-chapa-neo-115-yamaha-reforcado-prata-_JM. É fixado no chassi? E esta fixação agüentaria? (supera peso de bagageiro + bauleto pequeno). Qual a opinião de vcs? Ouvi dizer que a fábrica não aconselha a colocação de baú, por causa do chassi? É verdade? Que levou a Roncar (empresa do segmento de acessórios para moto) a desenvolver bagageiro para a Neo. Será que eles desenvolveram bagageiro para a Neo, mas com vedação para uso com bauletos?
3ª Como sou aposentado, queria fazer uns bicos com a Neozinha, Tipo fazer algumas entregas em farmácias, cobranças, serviços leves! Nada que venha pesar na Neozinha! Por isso penso em colocar o bagageiro e o bauleto! Irei Carregar pequenos e leves objetos, nada pesado! Estava vendo aqui alguns comentários; amigo, leitor e aventureiro Árton sua viagem pelo Rio Grande do Sul, precisamente de Santa Maria até a praia de Atlântida em Capão da Canoa, totalizando cerca de 900 quilômetros (ida e volta) com uma carregada Neo preta 2006, ele estava com o Bauleto na Neo dele, com muita carga e com garupa NE!! Então No meu modo de pensar, eu posso colocar o bagageiro e o bauleto na neo que estou pensando em comprar, e fazer algum tipo de serviço com ela! Digo alguns serviços nada de carregar peso ou ser um moto-taxi! É serviços leves mesmo! Desde já agradeço E gostaria de um comentário seu! E parabéns pela informação aqui postada ok! Abraços!

Unknown

Olá Diler adorei o site e suas opiniões são realmente esclarecedoras.
Estou pensando em comprar minha primeira moto e ainda to tirando carta mais to na dúvida se compro a Neo da Yamaha, Burgman da Susuki ou A Lead 110 da Honda. Minha restrição quanto a Burgmam e a Led e sobre os pneus pequenos que me disseram não dá estabilidade em estradas sem asfalto, entretanto moro aqui em Paracatu – MG Tem asfalto em tdos aas ruas! Aqui é pertinho de Brasilia! Rsrsr Já morei ai Uns 5 anos! Mas resolvi voltar pro interior mesmo!! Como já lhe disse em outro comentário pretendo usar a moto para trabalhar. Tipo entregas em farmácia, cobranças, e pra isso penso colocar o bagageiro e Bauleto na minha motinha! Quanto a dá carona qual é melhor? Tenho 1,85 90 kg, Irei carregar meu filho de 12 anos (hoje ele pesa uns 35 kg+-) E claro quando não for ele será uma mina NE! Mas não pesada NE! Gordo me chega! Rsrsrs..... To cheia de dúvidas, já pensei até na Dafra mais me disseram que dá muitos defeitos enfim não sei qual comprar pode me ajudar? Resumindo, Lendo esse meu comentário, Se você que entende bem de motos, o que você me aconselha? Ajude-me! Ouço tantas coisas de gente que não entende nada! Pelo que já li de seus comentários você é a pessoa certa pra tirar minhas duvidas! Abraços... E aguardo retorno!!

FRANCISCO W. VIEIRA

OLÁ PESSOAL...
COMPREI UMA NEO PRETA 2010, AINDA NÃO RECEBI, MAS LOGO ESTAREI VERIFICANDO PESSOALMENTE TODAS AS DICAS QUE LI AQUI, QUE ALIÁS FORAM DE GRANDE VALIA.
ESPERO GOSTAR DELA, AFINAL VAI ME LIVRAR DOS ONIBUS DO DIA A DIA!!!!
ABRAÇOS A TODOS..

Anônimo

ola eu adquiri uma neo a pouco tempo e gostaria de saber sobre o consumo de gasolina,ela esta fazendo em media 25 ou 27 por litro,será que é normal?

Rene Alves

Gostaria de saber sobre a manutenção da neo em relação a honda lead.Qual a manutenção mais barata,e qual é a mais facil de arrumar peças?Qual dessas duas vc compraria e pq?Muito obrigado pelo esclarecimento.abs.......

Paulo Maia

Motinha valente...
Comprei uma neo 2010 à 15 dias e estou completamente satisfeito com o desempenho do veiculo, antes de comprar a mesma fiz uma busca considerável para informações de usuarios do veiculo, e neste site obtive as melhores respostas, uma scooter realmente fantastica, baixos ruidos, boa de aceleração, muito bonita, grafismo moderno, tecnologia totalmente atualizada (diferente da biz), estou maravilhado com a motinha, o unico ponto que nao considerei tao bom assim foi o consumo, em dia a minha esta fazendo 30 km por litro, será que há algo de errado com a minha neo, fora isso so alegrias...
RECOMENDO realmente!

Abraços!

Anônimo

tirei minha cnh a pouco tempo,não tenho muita habilidade, queria saber se seria melhor comprar uma neo que é mais fácil de pilotar, ou aproveitar que o preço da honda 150 tá do mesmo da neo, comprar uma 150 e ir treinando?

Gleyson

Belisem de Belimakom

Possuo uma Yamaha NEO CVT 2010, e fiz todas as médias dela até agora, ja foram 73 abastecimentos, o pior consumo foi de 24Km/l Subindo a serra para gramado, e o melhor 36Km/l a caminho da praia com caroneira (Eu 72Kg ela 50Kg) mais bagagens em ambas situações. Estou muito feliz com minha NEO que já esta com 8793Km. vários buracos e até agora nenhum problema graças as rodas grandes, Recomendo.

Cristiano Gomes, Canoas RS. possuo em planilha Excel todos dados de consumo que citei acima. Artinsano@hotmail.com

Diler

Gleyson,

A proposta de qualquer scooter de baixa cilindrada é o trânsito essencialmente urbano. A scooter proporciona requinte e sofisticação - pela beleza e suavidade - quando comparado a uma moto 125 ou 150 no tráfego urbano. Por outro lado, aliar scooter e rodovia não é o melhor casamento. A scooter é melhor como meio de transporte e não para fazer uso como ferramenta de trabalho, por exemplo usá-la para serviços de moto-frete.

Uma moto 150 já se sai melhor para percursos também urbanos, mas, caso haja necessidade, para se trafegar por uma rodovia. É mais forte e robusta. Alíás, para se andar em rodovias com motos o recomendado é uma 250cc para cima. De qualquer forma a 150cc se sai melhor do que uma scooter nessa situação. E é melhor para o caso de se usar como ferramenta de trabalho, no caso do moto-frete.

Então, analise as suas necessidades. Se for andar mais na cidade e para ir e voltar da escola ou trabalho, uma scooter será suficiente e boa para isso, até pelo fato de não sujar os sapatos. Em países mais ricos o predomínio dos carros é muito grande em relação as motos, porém, aqueles que adotam motos (no sentido mais amplo da palavra) para deslocamentos curtos dentro da cidade, rodam de scooter.

RESUMINDO: é a praticidade da scooter com a utilidade de uma 150.

O importante não é o que eu escrevo ou que os outros falam, porque a decisão final da compra cabe a você que, afinal, fará o uso na prática do veículo.

André

É possível usar pneu sem câmara nestas rodas?

Anônimo

Pretendo comprar ela para utilizar no caminho do trabalho, ida e volta. Mas na volta eu teria pelo caminho uma rodovia. Vi seu comentário sobre scooter's e rodovias. Tipo, não seria uma rodovia tão longa. Uma distância básica. Nem tão longa e nem tão curta. Gostaria de saber se mesmo assim você não recomenda, sei lá. Fiquei receoso agora. Obrigado

Abraços,
Lauro

Diler

Olá André

Os pneus da Neo são tubeless, próprios para rodar sem câmara de ar, mas vem de fábrica com câmara. Todavia, para rodar sem a câmara de ar, é necessário adaptar outro bico - mais largo - na roda.


Lauro, a Neo é para ser utilizada dentro da cidade, porém, em trajetos curtos em rodovias e que não tenham muitas subidas e o limite de velocidade seja em torno de 80 a 90 km/h ainda é possível utilizar a Neo sem maiores dificuldades. Por aqui sempre trafego em torno de 40km diários (20km de ida e 20km de volta) pela rodovia e não passo maiores dificuldades, exceto se estiver com garupa.

Digo trajetos curtos, porque qualquer moto abaixo de 150cc sempre anda no limite do motor em rodovias.

O que eu sempre faço é manter calibrados os pneus pelo menos 2 vezes por semana (29 psi dianteiro e 33 psi traseiro), porque faz muita diferença no rodar com a Neo (desenvolve melhor). Na próxima revisão também vou trocar a vela comum por uma iridium e sei que vou ganhar um pouco de torque em baixa.

Até mais.

Anônimo

leno- SIM, pode sim , ja coloquei um bau na minha neo 08 e nao tive problemas. so q pouco tempo tive q tirar pois encomodava um pouco minha esposa (1,80 altura).

Daiane sousa

Bom dia pessoal, estou pensando em comprar uma moto pra andar na cidade, é provavel que eu pegue alguns trechos de rodovias, mas são poucos km. Só que eu não entendo absolutamente nada de motos, o que vcs acham que eu devo fazer? será que vale a pena comprar uma moto agora? obrigada pessoal.

Anônimo

TENHO UMA NEO 2008. QUANDO PASSO MAIS DE UMA SEMANA SEM USÁ-LA, NÃO CONSIGO COLOCÁ-LA PARA FUNCIONAR. SE TENTO ATRAVÉS DA PARTIDA ELÉTRICA A BATERIA QUASE DESCARREGA NÃO FUNCIONA. NO PEDAL DAR O MAIOR TRABALHO. A MESMA NÃO POSSUI AFOGADOR. QUAL O O PROCEDIMENTO QUE DEVO ADOTAR

Bruna Alves

eu tb to pensando em comprar uma moto e essa foi a que eu mais me agradei pelo fato de eu não saber andar direito de moto e que vou usa-la mais para ir pro trabalho mesmo, essa realmente vale a pena??

Vanilde Santos

Van: Oi Pessoal, estou gostando muito dos comentarios de vocês, pois estou interessada em comprar uma moto Neo, mas quero pegar a estrada com ela, exemplo ir para Sorocaba, pois minha Mãe mora lá. É possível?

leonardo

qual e a diferença da neo motor at para o cvt.

Victor Nagel

dizem q esse trem... se bem amaciado chega a mais de 140 km/h ... é uma bala :O, só naum agrada na arrancada.... por naum possuir marchas :D

Anônimo

tenho uma neo 2010 e a luz da ignição não para de piscar andando as vezes fica acesa direta ja troquei o combustivel e continua o problema,alguem sabe como solucionar---ta.raposo@yahoo.com.br

Anônimo

ola tenho uma neo 2008 2008 prata com 8.500km rodados só que ela esta fazendo menos de 20 km por litros o que deve ser por favor me ajudem estou quase a vendendo.

Diler

Verifique:

1) Vela de ignição (se for o caso troque por um novo);

2) Filtro de ar (se for o caso troque por um novo);

3) Carburador (mande limpar e ajustar);

4) Calibre os pneus (dianteiro 29psi e traseiro 33psi - obs.: sempre calibre com os pneus ainda frios).

A última dica é acelere progressivamente, ou seja, sem puxar o acelerador bruscamente.

Anônimo

tenho uma neo 2008 quanto anos dura a bateria da neo chega um ano ou menos me esplica por fafor obrigada

Diler

A bateria da NEO (08/08) é do tipo que requer manutenção periódica, ou seja, há necessidade de manter o nível de água na marcação indicada e, se for o caso, acrescentar água destilada (ou desmineralizada ou simplesmente água para bateria automotiva).

Posto isso, caso a manutenção preventiva seja feita regularmente e o nível de água da bateria não tenha "secado" a durabilidade é de pelo menos 2 anos ou mais.

Do contrário, se o nível de água da bateria fique constantemente "seca", a durabilidade também é reduzida de forma drástica, diria que menos de 1 ano.

DICAS PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DA BATERIA:
1) Sempre que for ligar a NEO mantenha desligado os faróis (nos modelos 2009 a 2012 o farol acende automaticamente);

2) Aguarde ao menos 10 segundo entre uma tentativa a outra para dar partida na chave;

3) Verifique periodicamente o nível água na bateria e acrescente se necessário (a bateria localiza-se na tampa lateral direita da NEO - basta retirar 4 parafusos para ter acesso);

4) Se a bateria já estiver fraca pode ser necessário recarregá-la. Pode usar este tipo CARREGADOR DE BATERIA.

5) Se for trocar opte por uma BATERIA SELADA que dispensa manutenção.

Anônimo

Tenho uma Neo 2008 e a única reclamação é sobre o conserto de pneus. Quando fura, é uma mão de obra danada!!! Não é qualquer borracharia que faz o serviço. Já procurei saber se existe um jeito de colocar pneu sem câmara, mas até na concessionária me disseram que não. Alguém tem informação sobre o assunto? Gostaria muito de usar pneu sem câmara.

SUELLEN

OLÁ!!!
GOSTARIA DE COMPRAR UMA NEO OLHEI GOSTEI MAIS AINDA ESTOU EM DUVIDA ENTRE A NEO E A BIS MAIS ALGUEM PODE ME DAR UMA OPINIÃO?

Anônimo

Boa tarde ..coloquei o pneu traseiro sem câmera e nao tive mais problema com furo.

Unknown

Minha Neo 2008 presenta um ruido estranho assemelhado ao barulho de cardã de caminhão e perturba. Levei na concessionária da Yamaha e trocaram o eixo da transmissão e mais duas engrenagens, no entanto o problema persiste. Inclusive as peças nem foram cobradas e o mecânico com preguiça de tirar deixou as peças novas na moto e me entregou as que foram retiradas. Alguém pode dar alguma sugestão do que possa ser ou como resolver? O barulho incomoda e ocorre somente quando em movimento durante a aceleração e para na desaceleração. A moto parada acelerando ou não nada acontece de anormal.

Diler

Celso Silva, sem ver a moto e mais detalhes da quilometragem atual, bem como do estado geral fica difícil um diagnóstico preciso, mas verifique:

1) Ajuste da sapata de freio traseiro;
2) Rolamento da roda traseira quanto a desgastes (folgas, ruídos);
3) Além das peças trocadas da transmissão, a correia também foi substituída? A correia deve ser substituída a cada 25.000 km;
4) Nível de óleo da transmissão (deve ser substituída a cada 9.000 km - na época que eu tinha a Neo, sempre trocava junto com o óleo do motor).

Postar um comentário

>> O espaço está aberto para o seu comentário, mas não serão tolerados os de cunho preconceituoso, criminoso ou palavrões;
>> Evite o anonimato, afinal, todo mundo tem um nome. Deixe seu nome comentando com a opção "Nome/URL" (o espaço URL não é obrigatório).