28/12/2022

Bateria da marca Cral para moto é boa? Quanto tempo dura?

Durabilidade da bateria CRAL Moto de 7ah modelo CLMD7D instalada na Yamaha Fazer 250 em Fevereiro de 2019 e veio apresentar sinais de perda de força em Janeiro de 2022, mas continuou funcionando até meses finais de 2022.




Entenda-se como sinais de perda de força uma rápida piscada nas luzes do painel no momento de acionar a partida elétrica muito embora o motor de partida funcionasse perfeitamente ou ao menos sem percepção de qualquer anormalidade.  

Após deixar a motocicleta parada em Novembro de 2022 até 25 de Dezembro de 2022, ou seja, quase 2 meses com a moto parada, a bateria veio perder a tensão necessária para dar partida na moto. Nessa ocasião a bateria marcava tensão de 12,3v. Com essa tensão o módulo de injeção emitiu alerta no painel da motocicleta com o código de falha n. 46 (4 piscadas longas e 6 piscadas curtas na luz de injeção) - o que corresponde a falha de queda de tensão da bateria.

Uma observação se faz necessária é de que a motocicleta era utilizada quase que diariamente. Raras vezes, sobretudo em épocas de chuvas, ela não rodava. E outro detalhe é que a moto também não possuía nenhum sistema de alarme ou de rastreamento, bem como sempre usou lâmpada do farol original de fábrica (halógena). O ano da Fazer 250 que estamos falando é uma 2012 que possui sistema led apenas na lanterna traseira.

Resumo:

Durabilidade da bateria: 3 anos
Apresentou sinais de perda de força: 2 anos

LEIA TAMBÉM

comentários

Postar um comentário

>> O espaço está aberto para o seu comentário, mas não serão tolerados os de cunho preconceituoso, criminoso ou palavrões;
>> Evite o anonimato, afinal, todo mundo tem um nome. Deixe seu nome comentando com a opção "Nome/URL" (o espaço URL não é obrigatório).