24/04/2008

Compensa colocar Kit Gás no carro e deixar de comprar uma moto?

Quem tem carro a gasolina e pensa colocar um kit gás para economizar é bom lembrar que existe moto!

Vamos considerar os automóveis e motos líderes de vendas no Brasil que são: Honda CG150 Titan com 35.554 e Volkswagem Gol com 25.906 unidades emplacadas em março de 2008, segundo dados divulgados pela Fenabrave (já publicados aqui no iMotocas).

foto compensa kit gás gnv ou compro moto?


Observação: levaremos em conta somente os valores da moto e do kit gás para o Gol, além do gasto com combustível, óleo e filtro do motor, porque, com esses parâmetros, já são suficientes para se ter uma nítida configuração de diferenças de gastos. Note, também, que os preços e outros números aqui utilizados compõem média de mercado.

Vamos começar com a cotação de uma CG Titan 150 ano 2003 com preço médio de mercado em R$ 4.200,00 ou uma Yamaha YBR 125 ano 2003 com preço de R$ 3.100,00.

O Kit Gás Básico BRC (injeção/carburado) com cilindro de 15m3 para o Gol custa R$ 1.990,00 na gnvecia.

As diferenças do Kit Gás para os preços das motos CG e YBR em questão são de, respectivamente, R$2.210,00 e R$1.110,00. Quer dizer, se você optar pelo Kit Gás terá "economizado" esses valores. Mas vamos continuar no raciocínio.

Os preços dos combustíveis, pela média de mercado no Estado de São Paulo, são: R$ 2,35 o litro da gasolina comum e R$ 1,337 o m3 do gás gnv.
Vamos supor que o trajeto diário a percorrer seja de 40km para ida e mais 40km para volta do serviço. Se considerar que seja necessário deslocar de segunda a sexta-feira teremos 22 dias de deslocamentos em um mês (com 30 dias - excluindo sábados e domingos). Multiplicando os dias do mês, no caso 22, com os quilômetros (ida e volta) diários, no caso 80, chegaremos num total de 1.760km/mês. Em um ano (12 meses) teremos o número de quilômetros rodados, ou seja, 21.120km/ano.

A troca de óleo do motor[bb] do Gol custa R$58,00 (4 litros de óleo semi-sintético) mais R$15,00 de filtro[bb] numa soma de R$73,00 por troca. Isso a cada 5.000km ou 4 trocas por ano se rodar os 21.120km/ano o que resulta num total de R$292,00 (ou R$24,33 por mês).

Na CG Titan 150 a troca de óleo do motor deve ser realizada a cada 1.000km com custo de R$10,00 por troca - não há necessidade de filtro. Assim, por ano, serão necessários 21 trocas de óleo se rodar hipotéticamente os 21.120km/ano o que totaliza R$210,00 (ou R$17,50 mensais).

O consumo do Gol com o Kit Gás fica na casa dos 13km a cada m3 gasto ou, no nosso exemplo de deslocamentos diários de 80km, R$8,22. No mês (22 dias) R$180,84. Em um ano, R$2.170,08 só com GNV.

A moto CG Titan 150 tem o consumo em torno de 30km por litro de gasolina ou, hipotéticamente no nosso exemplo de 80km de deslocamentos diários, R$6,26. No mês (22 dias) R$137,72. Em um ano, R$1.652,64 só de gasolina.

Equalizando as diferenças dos gastos do Gol em comparação à CG em mês e ano:

Gol
Kit Gás Básico: R$1.990,00
Por mês: R$24,33 (troca óleo completo) + R$180,84 (gás GNV) = R$205,17
Por ano: R$292,00 (troca óleo completo) + R$2.170,08 (gás GNV) = R$2.462,08

CG
Ano 2003: R$4.200,00
Por mês: R$17,50 (troca óleo completo) + R$180,84 = R$198,34
Por ano: R$210,00 (troca óleo completo) + R$1.652,64 = R$1.862,64

Veja que se optar em comprar uma moto ao invés de um Kit Gás, a economia mensal será de R$6,83 ou R$599,44 ao ano. Novamente remeto à observação já explicada acima - utilizamos apenas esses poucos parâmetros (troca de óleo e combustível), mas nitidamente revela uma economia maior se comprar a moto.

Se ainda optar pelo kit gás é bom atentar para mais algumas despesas "extras": todo ano é obrigatório uma revisão no sistema instalado que custa em torno de R$90,00 e, a cada cinco anos, um teste no cilindro de gás que custa R$200,00. Veja que não contabilizei esses valores no nosso exemplo para não "fugir" dos itens comparados. Uma dica: se for instalar procure serviços certificados pelo Inmetro; e dizer que estraga o motor é balela, porque as queixas são por falta de manutenção correta do veículo dado que o sistema por gás é muito mais sensível.

Claro que existe ainda a diferença em relação ao valor do Kit Gás e a compra da moto, todavia o custo para manter uma moto como a CG e YBR é bem mais barato do que um carro (com ou sem sistema gnv), no geral. Essa diferença você tira em pouco tempo e ainda fica com dois veículos: um carro para os dias de muita chuva e a moto para todos os outros.

E o custo do capacete? Na compra de uma moto zero ou usado é costume você ganhar um. E as jaquetas, botas, luvas... e a questão da poluição ambiental? Bom, isso é conversa para outro dia. Antes, porém, deixarei uma frase para reflexão:

"Gás você pilota no fogão!"

Recomendo a leitura "Primeira moto: qual comprar?".

Opções de serviços de: Instalação de Gás Natural em Automóveis ou Conversão de Combustível

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12 comentários

Motorista Agregado

show de bola!!!

Rodrigo

Isso não tem muito a ver com a realidade, quem sabe no nordeste isso funcione pois aqui em curitiba se vc quiser tomar uma banho de chuva todos os dias ande de moto.

tela

feis todas essas contas mais não colocou a manutenção de peças em dobro do carro e da moto e não coloco o valor de documentação de dois veiculos e licenciamento todo ano tbem não colocou o seguro pra moto e pro carro que por sinal o da moto é um fortuna e se a moto for roubada dai nem precisa fala né o prejuizo!!
melhor compra um vectra 2.2 coloca gás e ir trabalhar todo dia com comforto e economia não andar de motinha barulhenta e que da 100km/h parece que vais explodir !!

Diler

Rodrigo, tomar chuva ou não de moto não está em questão. O texto só propõe um comparativo básico de custos com os diferentes combustíveis, assim como troca de óleo e filtro entre os dois veículos.

tela, se você leu o texto com atenção há um parágrafo "Observação" em que deixei claro da omissão dos itens levantados por você, porque daí a diferença seria muito grande de gastos e, com certeza, a moto venceria no comparativo. Ou você acha que a manutenção de um Gol incluso seguros, documentação, licenciamento, seguro obrigatório e peças seriam mais baratos que uma CG?

A outra argumentação também não tem razão de existir de acordo com o texto. Você disse "e se a moto for roubada"? E digo: e se o carro for roubado? O comparativo é entre um Gol e uma CG, os dois veículos estatísticamente mais vulneráveis aos furtos e roubos. Ainda que não fosse, qualquer veículo está sujeito a ser objeto de crime.

Se o comparativo não fosse mostrar economia em deslocamentos entre uma moto e um carro com GNV e sim conforto, o título seria algo como "Compensa trocar o conforto de um carro por uma moto?". E, conforto, para quem gosta de moto é muito relativo.

Anônimo

Boa tarde amigos, nem pensar em GNV, pois isto é só para ti irritar, os carros no Brasil não foram fabricados para este tipo de combustivel, e voce economiza na bomba e perde na manuntenção do KIT, bem como voce acaba ficando refem das oficinas de atendimento, que sempre estão cheias, por que ocorre muitos defeitos, citando os meus, queima de velas, cabos de velas, bobina, filtros, mangueiras que ressecam, pois a temperatura é maior, menor potencia forçando a embreagem, falta de desempenho, seguro mais caro, etc, etc, alem de voce estar viajando e não ter postos nas rodovias, obrigando a voce adentrar nas cidades, muito ruim, é pracabar, amigos, abraço.

Jeferson ferreira

Muito boa a comparação. É uma prova que o gás natural é muito vantajoso, quando bem instalado, feita manutenção em dia e num carro não muito velho. Para vcs terem uma idéia, rodei num Celta 2004 75.000km no gnv. Se fosse gasolina, teria gasto R$18000,00 (Média de 10km/l gas /r$2,39). No Gnv gastei em média R$7500,00 (Consumo de 14km/m =r$1,39) Economia de 10.000. Sem contar que o meu kit eu retirei de outro carro e paguei 500,00 para reinstalar. Quem diz que gás não compensa, não sabe fazer conta. Tem carro podre, instala o kit no zé do gaiz, e depois reclama que não presta.

Anônimo

Nos dias de hoje é praticamente impossível andar de moto sem sofrer acidentes, a economia proporcionada não vale a pena devido ao alto risco de você se ralar, quebrar um braço, uma perna, ser esmagado por um caminhão bi-trem e virar um monte de carne moída, etc.

Papito

Cara, quando fui trocar de moto no ano passado, resolvi instalar um kit gnv no meu Versailles e fazer uma geral na titanzinha 150cc...resultado..apos um ano ja recuperei o investimento e o resto é só alegria...hoje ja estou capitalizando para troca da moto, por um modelo mais atual...valeu adiar, pois os lançamentos deste ano estão show mesmo!
"Se dá pra economizar, não vamos fazer mixaria no esforço!!!!"
Paz e Graça a todos!!!

Puxo mesmo

Vou tentar resumir, Gnv e melhor que uma moto.
comparando os valores esta bem proximo ,,, carloshacker@hotmail.com

Puxo mesmo

Mas uma ,adiferencia esta no Oleo , nao no combustivel

Anônimo

prefiro gastar mais de gasolina , alcool, ou gas natural mesmo doque sofrer acidente de moto e ficar paraplegico,tetraplegico, deficiente ou acamado meses sofrendo, claro que o carro tambem causa mortes e multilaçoes, porem a moto é 100 vezes mais perigosa que o carro mesmo que o piloto esteja super atento e dirija com cuidado e responsa seja por ele e pelo motorista ao lado, todo dia atendo no hospital onde trabalho moboys , motoqueiros, ou simplismente quem usa moto apenas para ir do trabalho para casa, varios casos graves , fora os que vejo no caminho do trabalho no transito caótico de SP varios mortos e cranios esmagados,fraturas espostas etc etc etc....lógico que a moto sai muito mais rapido e economica as viagens, mas prefiro minhas pernas inteiras a amputadas....um abraço a todos e seja qual for o meio de transporte sejam responsaveis e cuide da sua saude e de seu veiculo tambem ok....

Anônimo

O PESSOAL SE LIGA; MOTO NAO PRESTA SE CHOVER, TA FERRADO DE BATER TAMBEM SE CAIR PIORO, ENTAO QUE TIPO ... EU TENHO MOTO E CARRO. MAS OLHA SO PENSO NAS MINHAS CONDIÇOES FISICA,TAMBEM O PARACHOQUE DA MOTO E TUA PERNA SE LIGA,GASTE MAIS MAS VIVA SEM DAR TRABALHO PRA MUITA GENTE E PIOR, NO HOSPITAL NEM VAGA PRA INTERNA MOTOQUEIRO TEM!!! VALEU ATT WILSON CWB

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