02/03/2015

Adequações técnicas inadequadas - 1: reservatório de freio

Nos textos seguintes quero mostrar algumas gambiarras, a que chamarei de "adequações técnicas inadequadas", realizadas com especial atenção nas motocicletas. A propósito, o dicionário Michaelis conceitua a palavra "gambiarra", dentre outro sentido, como sendo "serviço elétrico malfeito, especialmente com a finalidade de obter energia elétrica de maneira ilegal". Claro que com o tempo a palavra adquiriu novos ares.

Em outras postagens pretendo mostrar peças defeituosas e reparos sem os cuidados técnicos devidos: "manutenções inadequadas".


Adequações técnicas inadequadas - 1

Olha o que encontrei grudado no reservatório de fluído de freio traseiro de uma Yamaha XT 600E 1999:


Em algum momento deve ter quebrado o reservatório plástico e resolveram colocar um pouco de Durepox. Ainda que não tivesse um defeito na peça é visível o ressecamento que, por si só, já demandaria a substituição.

O tanque de reserva como é chamado este reservatório plástico pela Yamaha tem o código 47X-25894-00 (somente o reservatório, sem a tampa e demais itens que o compõem).

Numa situação crítica é até aceitável como paliativo para se seguir uma viagem, por exemplo, mas manter o sistema de freio assim permanentemente... não dá. 

LEIA TAMBÉM

comentários

Postar um comentário

>> O espaço está aberto para o seu comentário, mas não serão tolerados os de cunho preconceituoso, criminoso ou palavrões;
>> Evite o anonimato, afinal, todo mundo tem um nome. Deixe seu nome comentando com a opção "Nome/URL" (o espaço URL não é obrigatório).