26/05/2008

Saiba parar no semáforo com a moto


O título da postagem parece meio óbvio ou tolo, mas serve de alerta para os amigos motociclistas.

No sábado do dia 2 deste mês em São Paulo, caminhava pelo calçamento da Rua Maria Paula, próximo ao cruzamento com a Av. Brig. Luis Antônio, quando um veículo colidiu na traseira de uma moto parado no semáforo. Felizmente foi apenas um susto, pois o carro já estava com velocidade bastante reduzida por conta do sinal vermelho.

foto moto no semaforoO fato é que para não correr o risco de ser "atropelado" pelas costas por um veículo ao parar com a motocicleta no semáforo, posicione-se no meio fio do logradouro (rua, avenida, etc) ou entre os carros e, a exemplo do acidente acima, jamais fique exposto à frente e na pista do veículo ao parar no sinaleiro.

Assim, enquanto não temos vias suficientes com faixas exclusivas para motocicletas, tomem mais esse cuidado.

Foto: uolfoto faixa exclusiva para motos
A (des)graça além de tudo vem no começo do ano com a cobrança absurda do Seguro Obrigatório para motos que em 2005 era de R$96,00 e hoje, 2008, o valor é de R$254,67; a justificativa para tanto aumento é o número de acidentes envolvendo motociclistas, mas, no caso, será que os motociclistas sempre são culpados?

Faça seu julgamento!

Compare preços: pastilha de freio , lona de freio , lanterna traseira titan , manete de freio , lanterna com piscas integrados

LEIA TAMBÉM

4 comentários

Daniel

Diler, li o texto e fico meio na dúvida. Como o trânsito da cidade em que moro (Campo Grande-MS) é o mais violento do Brasil desde 1970 e um dos mais violentos do mundo (sem fontes, mas sem exageros também), fica a eterna dúvida: aprende-se que o certo é a moto ocupar a faixa toda, como se fosse um carro, mas na realidade isso só acontece enquanto ainda não se ganhou confiança na moto ou em si mesmo. Andar ou parar entre as faixas é tão perigoso aqui quanto ocupar uma só. Fico de mão amarradas. O que fazer?

Diler

Olá Daniel,

Uma das dicas de direção defensiva é ficar atento às luzes do semáforo (observe de longe), caso esteja vermelho ou amarelo, reduza a velocidade de modo a permanecer o menor tempo possível parado a espera do sinal verde, bem como posicione como se fosse ficar entre dois carros.

Não acho que ocupar o lugar totalmente de um carro seja a melhor solução, a exemplo do pequeno acidente que presenciei na Capital Paulista, conforme o texto acima. Primeiro porque a moto precisa de um espaço maior de frenagem e segundo que se a moto estiver atrás de um carro e outro vier a colidir na traseira da motocicleta, o motociclista será "prensado" entre os veículos.

Mas não se preocupe, caso seja sua primeira permissão ou habilitação, porque, como você demonstra responsabilidade e sensibilidade para os problemas que o rodeiam, vai logo pegar os "macetes" da moto para trafegar tranquilo pelo trânsito.

Boa sorte e que o Estado cumpra com a sua parte de nos dar proteção e segurança contra a bandidagem.

Rafael

desculpe, mas cada um tome seus cuidados no trânsito,eu possuo carro e moto e eu não vou andar no meio fio de moto porque o motorista de carro acha que o resto da rua é dele, isso porque de acordo com o que aprendi com a auto-escola e todo mundo esquece é que uma moto é um veículo que deve prosseguir na mesma via do carro, se um carro bater na traseira da minha moto, a culpa será totalmente dele, ele que tem que prestar atenção em quem está na frente dele e não eu que tenho que ficar no meu "cantinho"....

Ricardo Magalhaes

Ola, eu moro em Marataizes,no ES.É uma cidade de aproximadamente 40.000 habitantes mas o numero de motos vem crescendo assustadoramente e,parece,os motoristas de automoveis ainda não se concientizaram dos cuidados que devem adotar, então vemos constantemente incidentes envolvendo as duas categorias de motoristas e ambas se acham donas da razão.Outro problema são as faixas de pedestres e os mesmos não respeitram os veiculos e investem sobre as faixas sem a menor preocupação com a aproximação de um veiculo,pois se consideram protegidos por lei,mas não imaginam os problemas que causarão por sua irresponsabilidade.No mais, considero sua sugestão do motociclista se manter a direita no momento de parar no semaforo muito sensata.

Postar um comentário

>> O espaço está aberto para o seu comentário, mas não serão tolerados os de cunho preconceituoso, criminoso ou palavrões;
>> Evite o anonimato, afinal, todo mundo tem um nome. Deixe seu nome comentando com a opção "Nome/URL" (o espaço URL não é obrigatório).