01/06/2009

Lançamento oficial Honda CB 300R 2009

O lançamento mais aguardado desde o ano passado é, sem dúvida, a Honda CB 300R, substituta da Honda CBX Twister.

Honda CB 300R 2009
...fim do "striptease". A Honda CB 300R mostra tudo!


Após a apresentação aos concessionários da marca mês passado, a CB 300R chega, hoje (1.6.2009), ao mercado com novidades na motorização de exatos 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft) com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas, radiador de óleo do motor e alimentação por injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O diâmetro do pistão tem, agora, 79,0 mm ou 6 mm a mais do que a mesma medida da Twister com 73,0 mm; o curso do pistão continua a mesma da Twister com 59,5 mm.
CB 300R motorHonda CB 300 R
Motor de 291,6 cm3 - fotos em ângulos diferentes

Se for comparar com a CBX 250 Twister que tem potência máxima de 24 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 2,48 kgf.m a 6.000 rpm, a CB 300R apresenta 10,5% de aumento de potência com os seus 26 cv a 7.500 rpm e 13% de aumento de torque com 2,81 kgf.m a 6.000 rpm. Entretanto, o câmbio de 6 marchas, foi substuído por um de 5 velocidades.

Os níveis de emissão de poluentes estão abaixos do estabelecido pelo Promot 3, graças a injeção eletrônica e a instalação de um catalisador no escapamento. Quer dizer, a emissão de Monóxido de carbono (CO) ficou menos 65,45%, Hidrocarbonetos (HC) menos 25,3% e Óxido de Nitrôgenio (NOx) menos 64% em relação ao determinado pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares.

Com o novo motor injetado, segundo a Honda, o funcionamento ficou mais uniforme com "acelerações progressivas e lineares, respostas imediatas e comando do acelerador mais suave e confortável. Isto é possível devido à presença de sensores de oxigênio, posição do acelerador, pressão atmosférica, temperatura do ar e do motor, e inclinação, que fornecem importantes informações para um funcionamento adequado em qualquer situação."

O chassi é do tipo berço semiduplo em aço tubular e a suspensão dianteira continua a mesma da Twister com 130 mm de curso, mas a traseira monoamortecida tem um curso maior com 105 mm (100 mm na Twister). Assim, por conta também do desenho, a traseira ficou mais levantada e estilosa com os bancos em dois níveis.
CB 300R chassi Honda CB 300 R traseira

O esquema de freios continua a mesma receita, dianteiro com disco de 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão e traseiro a tambor com 130 mm de diâmetro. As rodas de liga leve com 17" agora possuem desenhos vazados nas cinco pontas e calçam pneus mais largos, nas medidas 110/70-17 M/C na dianteira e 140/70-17 na traseira, ambos Pirelli modelo "Sport Demon" (as medidas usadas na Twister eram de 100/80-17 na dianteira e 130/70-17 na traseira).
CB 300R motor Honda CB 300 R

O farol agora tem lâmpada mais forte com alto/baixo de 60/55W (na Twister 35W) e, integrado ao conjunto ótico, está o painel de "tendência das superesportivas (CBR) e é composto por tacômetro de ponteiro em combinação com velocímetro, hodômetros total e parcial e marcador de nível de combustível no display digital, além de luzes indicadoras da injeção eletrônica, “neutro”, farol alto e sinalizadores", conforme nota do jornalista Ricardo Ghigonetto. A chave de ignição usa a mesma tecnologia da CG 150 Titan - fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinação magnética.
CB 300R farol Honda CB 300R painel

O tanque ficou com maior capacidade de combustível, 18 litros no total dos quais 3 litros são reserva, e há melhor encaixe para as pernas do piloto. As dimensões e peso da motocicleta também mudaram: 143 kg de peso seco, comprimento, largura e altura de 2.085 mm x 745 mm x 1.040 mm, a distância entre eixos é de 1.402 mm, altura do assento 781 mm e, por fim, a distância mínima do solo é de 183 mm (na Twister nessa mesma sequência: peso 139,7 kg, comp. x larg. x alt. 2.031 mm x 746 mm x 1.057 mm, 1.369 mm de entre-eixos, 782 mm altura do assento e 162 mm distância mínima do solo).
Honda CB 300R 2009


Abaixo duas fotos, uma da CB 600F Hornet e outra da CB 300R, repare de onde veio a inspiração do desenho:
CB 600F Hornet 2009 na cor amarela metálica (no Brasil)
CB 600F Hornet 2009 (acima) e CB 300R (abaixo)Honda CB 300R


A nova Honda CB 300R está disponível nas cores preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica. Seu preço público sugerido é de R$ 11.490,00 (valor base para o Estado de São Paulo, sem frete e seguro) e possui garantia de um ano (sem limite de quilometragem).

Vamos aguardar pelos testes para ver como será o seu consumo na cidade e na estrada.

(Atualização 19/07/2009)
Segundo informações de dois colegas que compraram a CB300, o consumo na cidade e estrada (uso misto) está em torno de 30 km/l (trocando as marchas na rotação correta e sem forçar) e 26 km/l (de "punho colado").

As velocidades máximas atingidas na reta foram, respectivamente, de 148 km/h e 146 km/h nas duas motos, e ambas com corte de giro na casa dos 10.500 rpm. Há um vídeo no youtube que mostra a CB300 a 158 km/h, mas sobre um dinamômetro.

O barulho da relação ainda continua como na CBX Strada e CBX250 Twister.

Observem que não houve aferição precisa com aparelhos próprios, apenas constatação pelos proprietários através do painel e cálculo do combustível pela bomba de gasolina. O que representa a real utilização da moto.

CB300CB 300Honda CB 300R 2009
E, aí! Valeu a pena esperar?


Especificações técnicas:
Categoria:Street Sport
Motor:DOHC, 291,6 cc, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
Potência máxima:26,53 cv a 7.500 rpm
Torque máximo:2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x Curso:79,0 x 59,5 mm
Alimentação:injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão:9,0 : 1
Sistema de lubrificação:forçada, por bomba trocoidal
Sistema de ignição:eletrônica
Bateria:12V – 6 Ah
Farol (alto/baixo):60/55W
Sistema de partida:elétrica
Capacidade do tanque:18 litros (3,0 litros de reserva)
Óleo do motor:2,0 litros (1,5 litro para troca)
Transmissão:5 velocidades
Transmissão final:corrente com anéis de vedação
Embreagem:multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira:garfo telescópico com 130 mm de curso
Suspensão traseira:monoamortecida com 105 mm de curso
Freio dianteiro:disco simples de 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
Freio traseiro:a tambor com 130 mm de diâmetro
Pneu dianteiro:110/70 – 17M/C (54H)
Pneu traseiro:140/70 – 17M/C (66H)
Chassi:berço semiduplo
Dimensões (C x L x A):2.085 x 745 x 1.040 mm
Altura do assento:781 mm
Altura mínima do solo:183 mm
Entre-eixos:1.402 mm
Peso seco:143 kg
Cores:Preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica
Preço:R$ 11.490,00 (preço base sem frete)




Leia sobre o "Lançamento oficial da XRE 300 2009"

Leia sobre a "Lead 110: a scooter da Honda no Brasil 2009


LEIA TAMBÉM

60 comentários

Favacho

Gostei, ficou bonita mas o desempenho não me conveceu...
250cc contra 300cc e aumento de apenas 2cv?

Jonas

Se as laterais e a capa do farol são pretas, porque os retrovisores cromados? Não ficaria melhor da mesma cor? E também tô achando pouco só pra aumentar 2cv.

Mesmo assim a Honda mostra porque Honda é Honda! Cadê Yamaha? Só fica esperando a Honda inventar pra copiar e dar uma melhoradinha?

Hércules

Saudações aos internautas
Se porventura essas fotos representarem a verdadeira substituta da cbx 250 Twister, eu digo que essa moto CB 300R irá provocar uma movimentação intenssa no mercado capitalista ou seja essa moto e linda,potente tem tudo para gerar muito lucro a honda é as empresas filiadas a ela, é e claro dar uma satisfação enorme ao cliente que a possuíla.
Aprovada!!!
Abraços AT+ ...

Oficina de Arte

@Jonas, Cara não concordo com o que tu falou da Yamaha esperar a Honda. Essa disparidade muito grande entre elas, é só no Brasil, porque a Honda veio antes e manteve o monopólio por muito tempo, é só dar uma olhada em revistas e em sites (como esse hehehe). Não se esquece que a Fazer 250 foi pioneira em injeção eletrônica nas motocicletas de cilindrada média.

De qualquer jeito, tem que esperar e ver se a CB 300R vai ter gás pra substituir a Twister.

carlos

Sou motoboy graças a DEUS gosto do que faço e esta motocicleta CB300R conserteza tem de tudo para detonar no mercado mas eu concordo com o Jonas em termos dos retrovisores cromados realmente ficou um pouco fora no meu ponto de vista!

carlos

embora na preta até q caiu bem.

Anônimo

Realmente valeu a pena sim. Acabo de ir na concessionária. Motinha show mesmo, nada igual a falecida, uma filha da maior Hornet

jose carlos

jose carlos xangrila contagem.gostei do modelo ,mas bem que poderia vim com freio a disco traseiro,e um pouco mais de potencia.

welington

e verdad faltou um poko amis d desempenho o desenho da motor parece o mesmo,mas mesmo assim vou buscar a minha!!!!!!!!!!!!!!welington

Belatus

Jonas

Me desculpe mas eu acho que vc não sabe o que fala!! Historicamente aqui no Brasil a Yamaha sempre fez ótimas motos e inovadoras o fato da Honda estar lançando um modelo novo não justifica o que vc disse!

Voltando ao que interessa, ótima moto muito bonita e atraente aos olhos, me decepciona o fato de ter freio a tambor na traseira e tão baixa potência para um motor de 300 cc a concorrência vai cair matando nisso, mas em geral será uma ótima substituta para a ja ultrapassada twuister

Anônimo

OLa me chamo vinicius mais acho jonas que vc estar errado!
porque vc deve entender que a honda é uma coisa e a yamaha é outra
todos sabem e nao é segrego que as motos da honda tem mais motor e etc e que motos da yamaha te proporcionam mais conforto motos não para dar pau como as da honda!mais concerteza vejo que a yamaha estar escondendo algo muito gradioso para o publico não é atoa que ja estamos no dia 15 de junho de 2009 e ainda nao foi lançado o novo ou o modelo fazer 250 2009. filhinho tenha paciencia e espere.abraços

Junior

Não quero saber de concorrência entre HONDA e YAMAHA...

Digo a todos, tenho uma twister 2006, puxo a bixinha, éla vaiiiiii...
Meu amigo até brinca, acionou o turbo...
Imagina éssa 300cc... PUTES...
To doido pra dar uma puxada néla também...

Abraços

Anônimo

Meu nome é Elton e tenho uma Twister 2005. Essa já provou que é fera. Agora espero que a CB 300 R seja realmente tudo isso. Gostei do design e quase tudo mais. Podia ter 6 marchas e para 300 CC podia ter mais do que 26 cv!

Unknown

Olá pessoal, estive no exterior a alguns meses, e lá sim vc novos lançamentos e preços super competitivos.Motos realmente novas com alta tecnologia e preços ótimos. A hona só maquiou a conhecida "twister", e lançou no mercado como algo "estupendo".Ora, vcs já viram a NINJA 250?.Creio que todos mudaram de idéia após pilotarem a ninjinha, a qual ja pude pilotar em estradas de portugal a algum tempo...

Unknown

sou motoboy de brasilia e adorei a nova cb 300 tem tudo aver com modernidade e a sessação de ter uma moto grande

Anônimo

puta que pariu! que moto do caralho.

Anônimo

Gostei muito desta moto e concordo que os espelhos retrovisores não ficaram legais, mas no conjunto ficou show de bola. Agora tenho que vender a minha CG 150 e comprar uma dessa.... Abç. Edinho/SC

Anônimo

essa nova cb 300r ficou muito bala,e q se danem os caras q falam mal da honda,hehehehehehehe

everton f.v.

cara nada a ve oq falaram sobre os retrovisores,eu acho q caiu muito bem na cb 300r,nao tenho nada a reclamar............

Anônimo

Não entendo uma coisa. A Honda fala em preço sugerido R$ 11,500, porque as autorizadas estão cobrando R$ 12,800 e ainda desvalorizando 3 mil reais na twister 2008? Foi avaliada em 6 mil reais e com a maior má vontade.

Anônimo

Outra curiosidade...dizem que na velocidade final foi apenas aumentado 5%? Isto mesmo? Dos 135 Kms que a antiga da agora apenas l45?

Diler

Pois é Celso, o valor sugerido não inclui o frete e seguro para se transportar a moto da fábrica até a concessionária, além do fato de a demanda ser grande pela nova motocicleta, aí o preço sobe mais um pouquinho.

E a velocidade final real é isso mesmo, mas chega-se mais cedo pelo torque maior. Acredito que para quem já tem uma 250cc e quiser trocar pela CB 300 é aguardar, segundo os vendedores da Honda aqui do interior de Sampa, uma possível bicombustível até o ano que vem. Mas, cá entre nós, quem está numa 250cc já tem uma boa moto; daí para um up, seria mais interessante pensar-se numa 4 cilindros, mesmo usada.

Sandro Miguel

Linda, mas continua uma enganação no que diz respeito a mecânica, merecia um bicilindrico....

Unknown

sem cometarios....a moto ta SHOW...ameii...linda

Rogerio

Pessoal já tive tanto yamaha quanto honda nas mais variadas cilindradas e todas as duas são motos de excelente qualidade. Essa moto vista ao vivo é amor na certa. Eu comprei a minha no dia 03/07 e o vendedor me deu trinta dias para entregar, segundo ele os funcionários da honda estão em férias coletiva e só voltam no dia 15/07. Alguém tem conhecimento desta informação ?

Anônimo

Nicacio , sorocaba:
pego muitas vzs a castelo, 250 cc deixa dezejar pois a estrada exige a cima de 110 por hora, qual a media de velocidade suportavel da CB 300? seu estilo ficou dez...

Anônimo

Olá, eu gostaria de saber qual o consumo de combustível por km, e qual a velocidade maxima que a CB300 pode alcançar?? obg.

Anônimo

Ola, meu nome eh Rafael e gostaria de sabe se a CB 300R faz o msmo barilho de relação q a Twister.???

Diler

Fala galera, atualizei o texto com informações sobre consumo, velocidade máxima e sobre o barulho da relação.

Até mais.

Anônimo

Pessoal, um conselho, usem a Revendedora da Saga apenas em ultimo caso e pra compra de peças. Negócio com eles não é possível. Fui estes tidas lá com minhaq 250 CC 2008. Os larápio avaliaram em 5 mil reais e tentaram me empurra a trezentinha por 14 mil reais......e agindo de má fé o vendedor foi até dando papéis pra mim assinar. Interessante avaliarem uma Twister 2008 em 5 mil reais pra compra e agora anunciarem pra venda de usadas por 8.850 reais. Ah, observem que todas as outras, aqui em Campinas temos 4 se não me engano autorizadas, todas avaliam motos a 3O % no mínimo acima da tal 'Saga'. Realmente estão vivendo as custas de consumidores ingênuos e desavisados.
Celso Sarmento Padial

Anônimo

tenhu uma xtz 820 quem tem dela

william

caros amigos ! essa história de yamaha X honda é igual a futebol argentina X brasil. cada ano tem um melhor ..mas cá entre nóis : a honda sempre tem os melhores jogadores ..twister e cb 300 batem um bolão ..vlw

Anônimo

a honda adora iludir as pessoas que somos nós brasileiros, que a terra dos blankas,uma mentira está cb 300 R que imitar a HORNET 600 se para imitar porque não fez um motor 2 cilindros e com metade da potência da HORNET a para ooooooo chega de mentiras, na minha opinião esta cb 300 R e a melhoria da antiga CBX 250 Twister.

Anônimo

Praticamente a mesma moto, maior modificacao foi estetica para enganar, ludibriar e iludir o publico menos informado, mas bem vamos comecar por ai.
A honda cb 300 nao e feia e uma moto muito bonita, segue os padroes atuais "da honda" ex.: cb 600 f hornet com algumas modificações que aqui em santa catarina elevou o preco da bendita moto ao patamar de 13000 reais chegando a 25 mil reais financiada em 48x enquanto o preco praticado da suposta fazer 2010 continua a um patamer de 11400 reais, mais acessivel para aqueles que pretendem passar dos modelos de 125 ou 150 para maior cc. No mais nao tenho nada a comentar.

Anônimo

A CB 300 R até agora não me deu problemas, tem muita força, economica e ótima dirigibilidade.

Anônimo

O MELHOR É COMPRAR UMA,SE NÃO GOSTAR TROQUE DE MOTO.

Anônimo

eu acho que td é uma questao de modo em alguns casos, e a moda da vez é a 300!!!1

Anônimo

Ajudem um leigo, por favor.

Moro do interior do Pará.
Eu tinha um carrinho, mas agora por causa de certas circunstâncias, tive que vendê-lo. Agora quero comprar uma moto, mas quero uma bonitona, e decidi que vai ser essa aí, a CB 300r.
Mas tenho uma dúvida: essa moto vai dar conta do recado quando eu tiver que andar com ela nas estradas sem asfalto e um tanto esburacadas que ligam uma cidade a outra aqui na Amazônia?
Ou é uma moto feita para andar somente dentro da cidade, em vias asfaltadas??

Diler

Olá amigo do tacacá, açaí e muitas outras coisas boas do Pará!

O conselho, caso realmente tenha que trafegar por estradas sem asfalto, é optar por uma moto estilo trail - com suspensões e pneus mais apropriados para uso nas "estradas sem asfalto e um tanto esburacadas", como você diz.

Veja motos no estilo da Honda XRE 300 e Yamaha XTZ 250 Lander.

A CB300R é mais adequado para o asfalto.

Abraços.

Anônimo

Estéticamente é mt bonita essa moto, mas pelo preço e desempenho, prefiro uma Falcon e quem sabe até um carro. Sem contar que o consumo é mt parecido. Vcs já viram o valor desses pneus? Os 2 da moto da pra colocar 4 num carro popular,e a durabilidade dos pneus do carro é o dobro ou mais que da moto!!!!!!! pra quem ta comprando essa moto, e anda contando moedas. Nem pencem em cair, e vcs sabem: Só tem 2 tipos de motoqueiros, os que cairam e os que ainda vão cair. Abraço galera

Anônimo

moto muito fudida .,pra quem nao tem dinheiro pra comprar uma moto grande essa é a melhor ,. a minha suzuki 125 eu ja acho boa imagine essa .....

Anônimo

cb 300r sem palvras moto muito boa andei em uma gostei logo troco a minha
por umaa dourada ate mas

felipe

FElipe CArioca a Melhor moto de todos os tempos.Estou indo agora mesmo comprar a minha CB 300R PRETA

ailton

pois amigo, mas gosto é igual nariz cada um tenho o seu. se vc opta por um carro beleza. mas os apaixonados por moto nao querem saber se gasta mais ou menos que um carro. tenho uma hornet 600 ela faz 10 por litro andando a 200por hora. e dai eu curto ne vei... abraço pro ceis;

Anônimo

Ta andando muito...
ja coloquei nela 155 km..
ta boa e faz o maior sucesso

Ricardo Soares/ Manaus-AM

Sendo iludibriado ou não
que seja uma moto so de designer arrojado
e que eu tenha que cotar moedas pra gasolina e pra manutenção em geral...
ou se a melhor e honda ou yamanha putz o que isso importa...
ou que as parcelas financiaveis sejam digamos um pouco ingrato pra real situação do assalariado brasileiro...
Nada disso importa nada destas "abrorinhas necessarias" importa....
pois o IMPORTANTE mesmo é poder ter uma e aproveitar os bons momentos da vida.
alias essa moto e do caralho....

Unknown

QUERO SABER COM A NOVA Yamaha Fazer 2011 SE A HONDA VAI FAZER MUDANCA NA CB300R

Anônimo

moto muito linda...faz faz sucesso com a muherada?

Unknown

Meeu cada um teein um Gosto
eu ja andeei na cbx twister 250 e na fazeer 250
naun senti diferença na pontencia Daas Duas
maas senti Diferença na Faazer pk éla é maais macia do que a twister
Maais meeus Amigos mi perguntam si vc fosse compra uma fazer ou uma twister Qual vsê compraria ? eu sempre respondi um twister pk seei láh
éla mi chamo maais atenção sabe néh Honda é Honda !
Meeu a nova Fazer é cheia de Detalhes amaais Do que a cb maais seeim maldade
Honda é Honda :)

daniel lessa

essa moto fica show de bola , so faltou uma coisa , uma lanterninha de led , pra fechar o caixão.

Anônimo

EAE murillo Comcordo com vsê Maano .

Anônimo

A CB 300R É MUITO BOA MESMO COMPREI UMA E NÃO TENHO QUE RECLAMAR!!!

Anônimo

É um bla bla bla danado ,mais ninguem me disse o consumo dela < quantos km faz com 01 litro de gasosa?Vai diga ae ???


Abraçossssssssssss

Anônimo

gostaria de saber como faço para financiar esta moto cb300,p/autonomo co prestação suaves

danniel morais( pimonte)

comprei a minha ontem dia 21/07.....linda demais

Anônimo

gente comprei a moto ela é linda mas uma coisa eu ñ posso deixar de falar a honda devia ter investido mas na traseira a parte do farol traseiro poderia ser um pouco mas imclinada pra cima so ela mesmo ja daria um desayne bem melhor na traseira mas eu to procurando alguma carenagem pra deixar melhor,
e tambem o cano de escape eu num gostei muito ñ mas ta de boa .
a moto é maravilhosa fis um texte em todas as opostas dela e a melhor é ela msm .sou do recife pe .valeu .

Anônimo

A CB 300R É SÓ PARA QUEM GOSTA TINHA UMA DOURADA VENDE 2009 E COMPREI UMA PRETA 2011 A MOTO É MUITO BOA GRAÇAS A DEUS NUNCA NENHUMA DAS DUA DEU DEFEITO!! (DEUS É FIEL).

Anônimo

CARA ESSA DUVIDA TODA DE HONDA E YAMAHA.....

VAMO RESOLVE ISSO DE UMA VEZ POR TODAS, SO NAO VALE PARA ANALFABETO TENTAR RESOLVER:

VEJAMOS...

Y A M A H A

Yamaha Ainda Mantem A Honda Atras

PRONTO SIMPLES, RESOLVIDO!
Viu só que simplicidade!

TA FEITA A BAGUNÇA MOLEEEEEKKKKKEEEEE!!!

HEEHEHE

Por Thiago Marques Baena - Franca - SP

Anônimo

Voltei do futuro para avisar que ela trinca o cabeçote huahuahua

Anônimo

DEUS PERDOEM ELES NAO SABEM O QUE DIZEM

Postar um comentário

>> O espaço está aberto para o seu comentário, mas não serão tolerados os de cunho preconceituoso, criminoso ou palavrões;
>> Evite o anonimato, afinal, todo mundo tem um nome. Deixe seu nome comentando com a opção "Nome/URL" (o espaço URL não é obrigatório).