05/06/2009

Vida de 'cão'tociclista em lisarB: obrigatoriedade de colete airbag.

O nobre Deputado Sergio Antonio Nechar (PV-SP), médico e administrador de empresas, apresentou um projeto de lei na data do dia 10 de março de 2009 que pode deixar o motociclista "bolha" dentro de uma bolha, mas de ar: com a obrigatoriedade do uso de colete airbag.

colete airbag
Brasil! Um país de todos!


O Projeto de Lei de n. 4814/2009 quer tornar obrigatório o uso de coletes infláveis de proteção, nosso conhecido airbag ou bolsa de ar, para os condutores de motocicletas e ciclomotores nas vias urbanas. No caso das empresas que exploram a atividade de transporte com motocicletas, o fornecimento do equipamento ficariam sob responsabilidade delas.

As justificativas seriam, de novo(!), o aumento da frota circulante de motos e os acidentes correlatos. Os coletes, segundo o deputado, baseado em estudos por especialistas e testados pela Polícia Militar de São Paulo em 2002, reduziriam em até "70% o risco de morte" em conjunto com o capacete, já que protegeria a "coluna cervical, tórax, barriga, costas e o cóccix", completa o parlamentar.

O funcionamento do colete é simples: um fio espiral é fixado ao chassi da motocicleta e outro fio junto ao colete. Se houver um acidente que lance o motociclista para fora da moto, o fio espiral aciona o gatilho de um cilindro de gás inflando o airbag na altura do pescoço, peito e costas.

colete airbag
"Cinto de segurança" para motociclista: toda vez que subir ou descer da moto, conecta o fio.


É provável que até ajude a proteger o motociclista, mas daí multar o coitado por trafegar sem um equipamento que custa mais de R$500! antes mesmo de possuir botas, luvas, jaqueta e um capacete decente é, no mínimo, um "tapa na cara" do motociclista e um "grande empurrão" para derrubá-lo e varrê-lo por debaixo da incompetência de projetos mais sérios e que atendam os anseios de quem utiliza esse veículo de duas rodas.

O desejo é a redução ou isenção de impostos sobre os equipamentos de proteção, patrocínio para democratizar o ensino de boa pilotagem - a exemplo do festejado curso SpeedMaster, criação de faixas exclusivas, audiência pública para discussões na melhoria do trânsito pela internet (possibilidade de um maior número de participações e debate de idéias sobre trânsito, porque não é só moto o culpado por tudo), etc.

A adoção do colete airbag precisa ser voluntário e de acordo com as possibilidades financeira dos usuários de motos. No caso de o projeto de lei contemplar que as empresas exploradoras da atividade de transporte com motocicletas tal encargo ficaria com elas, bem verdade, muitos ainda arcariam com o próprio dinheiro, vez que, inescrupulosas empresas, obrigam o motofretista a "abrir" firma individual e trabalhar como autônomo, quando muito o fornecimento de um colete de lona com os telefones da empresa (sacanagem!).

A caminhar por essa estrada de projetos proibitivos, daqui a pouco será obrigatório deixar a moto em casa e se deslocar a pé,... tudo em nome da vida vira-lata do "'cão'tociclista" brasileiro.

Vídeo que demonstra o funcionamento do colete airbag

E, você leitor motociclista, o que acha da obrigatoriedade do colete airbag?


    Abaixo o andamento do Projeto de Lei (atualizado dia 28.01.2010):
  • 10/3/2009 PLENÁRIO (PLEN)
    Apresentação do Projeto de Lei pelo Deputado Dr. Nechar (PV-SP).
  • 19/3/2009 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
    Às Comissões de Viação e Transportes e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD) Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de Tramitação: Ordinária
  • 19/3/2009 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
    Encaminhamento de Despacho de Distribuição à CCP para publicação.
  • 20/3/2009 COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)
    Encaminhada à publicação. Publicação Inicial no DCD de 21/03/2009.
  • 20/3/2009 Comissão de Viação e Transportes (CVT)
    Recebimento pela CVT.
  • 26/3/2009 Comissão de Viação e Transportes (CVT)
    Designado Relator, Dep. Carlos Zarattini (PT-SP)
  • 27/3/2009 Comissão de Viação e Transportes (CVT)
    Prazo para Emendas ao Projeto (5 sessões ordinárias a partir de 30/03/2009)
  • 8/4/2009 Comissão de Viação e Transportes (CVT)
    Encerrado o prazo para emendas ao projeto. Não foram apresentadas emendas.
  • 30/10/2009 Comissão de Viação e Transportes (CVT)
    Apresentação do Parecer do Relator, PRL 1 CVT, pelo Dep. Carlos Zarattini
  • 30/10/2009 Comissão de Viação e Transportes (CVT)
    Parecer do Relator, Dep. Carlos Zarattini (PT-SP), pela aprovação, com substitutivo.
  • 4/11/2009 Comissão de Viação e Transportes (CVT)
    Prazo para Emendas ao Substitutivo (5 sessões ordinárias a partir de 05/11/2009)
  • 17/11/2009 Comissão de Viação e Transportes (CVT)
    Encerrado o prazo para emendas ao substitutivo. Não foram apresentadas emendas ao substitutivo.

Veja ofertas: Capacete LS2 | Luvas para motociclista

LEIA TAMBÉM

5 comentários

Benê

Agora mais essa. No Brasil tudo precisa ser obrigatório. Acho que se o cara quer usar ou não é problema dele só. O cara não tá afim de usar capacete então que não use. Se machucar e quiser atendimento no hospital é só verificar se o cara usava ou não capacete para ter atendimento. Pronto, tudo resolvido os problemas do trânsito e gasto com hospital.

Ótimo texto. Valeu.

José Carlos

Vou sugerir que os deputados também pensem em obrigar os motociclistas a carregarem extintor de incendio, triangulo e macaco. Nojento esse bando de politicos sem nada pra fazer.

Jamil Jr.

Novamente somos vítimas de insanos "parlamentares". Será que falta o que fazer neste país? Pois, ultimamente só criaram leis com a finalidade de transferir obrigatóriamente (MULTAS) o dinheiro suado do povo, para os cofres públicos (se bem que, este cofre tem dono). Ora, os parlamentares sérios deste país, devem realmente representar o povo sendo contrários a ditas "leis" que não melhoram em nada nossa vida. Procurem criar projetos de leis reais aos anseios do povo. Vamos melhorar a saúde pública, segurança pública, educação,salário mínimo digno,etc... Tem tanta coisa a ser feita para o bem geral do povo. CHEGA de explorar o povo com cargas tributárias, taxas, MULTAS. Estamos cansados. O prazer e a necessidade de quem possui uma motocicleta está sendo + uma vêz violado. E, ninguém faz nada para impedir estes abusos. A motocicleta é um meio de transporte, rápido, seguro e econômico. Agora, se permitirmos tais idéias absurdas como esta. Teremos sim, que abandonar nossas motos e locomovermos com nossos pés, isto é, se + alguém não tiver a "idéia" de nos obrigar através de "lei" a andarmos com tornozeleiras rastreadas, botas com piscas e luz de freio, cotoveleiras, e aí por diante. Será que sendo aprovada mais esta lei absurda e ofensiva, quem por ventura estiver usando tal "proteção" e ainda assim vir a ser vítima de qualquer acidente. Ele ou sua família serão indenizados pela União de forma diferenciada? Pois ele está em conformidade com o exigido pelas autoridades. BASTA, BASTA, BASTA...Querem o dinheiro do povo, não para realizar melhorias para nós, mas sim, para criarem mais um jeitinho de encherem os bolsos dos corruptos deste tão amado e sofrido Brasil. Amigos cidadãos brasileiros, a culpa é nossa, por não termos realmente opção na hora do voto. Temos que rever nossos conceitos sobre o certo e o errado. Pois tentamos de todas as formas andar conforme os preceitos legais e somos alvo dos mais absurdos projetos de ditos parlamentares. Realmente, sou + um cidadão brasileiro, cansado das injustiças que sofremos diariamente. Peço a DEUS, que ilumine nossos Políticos Honestos, para que façam o que são pagos (e não é pouco) para fazer em pról de nosso amado País, nossa Nação, nossas vidas. E, parem de mexer em nossos bolsos, pois o que ganhamos, mal dá para sobrevivermos, quanto + para pagar regalias de determinadas ditas "autoridades". CHEGA...

Clóvis

Deputado Sergio Antonio Nechar (PV-SP),Comentando seu projeto,gostaria de sugerir que o mesmo obrigasse o governo federal a isentar de impostos este colete e tambem capacetes , luvas e botas tendo em vista a minimização dos efeitos dos acidenes com motocicleta. Quando tornamos algo obrigatório estamos retirando das pessoas parte de sua LIBERDADE,assim, é necessário compensar esta perda oferecendo algo em troca.
Ora, aida como sugestão,por que não veder itenes de segurança já incluidos no preço da motocicleta? Por que estes itens como capacete,colete , botas e luvas dester outros são vendidos em separado? Deputado Sergio Antonio Nechar (PV-SP),nos carros de luxo o airbeg, dentre outros itens de segurança sofisticados vêm inclusos, por que o mesmo não ocorre com as motocicletas? ESTA MENTRALIDADE OFICIAL DE QUE NOS CARROS SEGURANÇA É OBRIGATÓRIA E NAS MOTOS É OPCIONAL PRECISA ACABAR.

Anônimo

TALVEZ ESTE DIGNO DEPUTADO SEJA ADM DA EMPRESA QUE FABRICA ESSE TAL AIR BAG DE MOTOCICLISTA , OUTRA PALHAÇADA ,COMO XENON EM CARROS, E O TAL KIT DE PRIMEIROS SOCORROS QUE ACABOU EM NADA E OUTROS ABSURDOS QUE TEMOS ENGOLIDO A SECO DIARIAMENTE POR CAUSA DE ALGUNS QUE NÃO TEM O QUE FAZER

Postar um comentário

>> O espaço está aberto para o seu comentário, mas não serão tolerados os de cunho preconceituoso, criminoso ou palavrões;
>> Evite o anonimato, afinal, todo mundo tem um nome. Deixe seu nome comentando com a opção "Nome/URL" (o espaço URL não é obrigatório).